A Unidade de Terapia Intensiva para adultos (UTI Adultos) é um ambiente especializado, multidisciplinar e integrado. Portanto, para garantir as melhores práticas assistenciais, a equipe atua individualmente na área de diagnóstico, tratamento e reabilitação.
Na UTI, as condições de vida são constantemente monitoradas e avaliadas por uma equipe de serviços de saúde e apoio. Consequentemente, aspectos de saúde e individualidade do paciente são levados em consideração para definir o melhor plano de cuidados.
O objetivo do auxílio é otimizar o tratamento e auxiliar na recuperação, além de possibilitar o diagnóstico precoce e o tratamento imediato das complicações. Em vista disso, o plano do paciente é adaptado diariamente à equipe multidisciplinar.
No Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, a Unidade de Terapia Intensiva para adultos é composta por três Unidades.
A presença de alguém da família ajuda a diminuir a ansiedade, o medo e a dor do paciente. No entanto, o acompanhante ainda pode ajudar a equipe da UTI a entender melhor o paciente e informações sobre condições de saúde.
Além disso, o familiar pode estimular a recuperação do ciclo vigília-sono, além de auxiliar na tomada de medidas de redirecionamento do paciente e nas atividades diárias sob orientação, como alimentação, reposicionamento na leito, fisioterapia.