Nossa História

Itajaí – SC | Região da Foz do Rio Itajaí
  • 1956Fundado em 1956

    O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen foi inaugurado em 28 de janeiro de 1956 e seu nome é uma homenagem à esposa do Governador do Estado de Santa Catarina dessa época, Sr. Irineu Bornhausen. O Hospital sofreu poucas alterações em seus 15 primeiros anos de atividades, inicialmente contando com uma estrutura de 96 leitos. Já em 1972, o então Governador Colombo Sales, incorporou o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen à Fundação Hospitalar de Santa Catarina.
  • 1977Construção Novo Prédio

    Em 1977, com a administração hospitalar já transferida à Sociedade Cultural Beneficente Nova Lourdes, e na sequência, à Sociedade Divina Providência, foi iniciada a construção do novo prédio do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, obra que foi concluída em apenas dois anos de execução.
  • 1985Mudança Administrativa

    Em 03 de janeiro de 1985, o Governo do Estado de Santa Catarina assinou convênio transferindo o gerenciamento do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen às irmãs Pequenas Missionárias de Maria Imaculada
  • 2005Ampliação e Nova Especialidade

    Em 2005, foi inaugurado o Instituto do Coração de Itajaí (Incor), o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) foi ampliado em quase setenta metros quadrados em sua área física e o Centro de Terapia Intensiva (CTI) foi totalmente reformado. Em 2007 o Governo de Santa Catarina autorizou o Hospital Marieta a realizar procedimentos de alta complexidade em oncologia.
  • 2012Novas Obras

    Desde julho de 2012, foram iniciadas as obras do Complexo Madre Teresa, que será anexo à estrutura existente do Hospital Marieta. O antigo sonho de aumentar a capacidade de atendimento da Instituição começou a se tornar realidade após a demolição do prédio do Pronto Socorro.
  • 2023Novo Prédio

    O novo prédio do Hospital, está em fase de finalização. Pavimentos como a Unacon - Unidade de Alta Complexidade de Oncologia e Ambulatório de Especialidades foram inaugurados no dia 27 de fevereiro de 2023. Com essa nova estrutura, a Unacon disponibiliza 10 consultórios médicos, quatro consultórios de equipe multiprofissional e 33 poltronas de quimioterapia. No atual Ambulatório de Especialidades são 17 consultórios médicos, com um volume de atendimentos em torno de 3.300 ao mês. A ampliação dos demais pavimentos contará com Urgência e Emergência, Centro de Diagnóstico por Imagem, Banco de Leite, 241 leitos, 20 leitos de UTI Adulto, 10 de UTI Neonatal, 10 leitos de Unidade de Cuidados Intensivos, 12 salas cirúrgicas, Centro Obstétrico com 3 salas cirúrgicas e 8 quartos PPPs, Central de Materiais Esterilizados.
  • 2022Ambiência Humanizada

    Serão 21.477,27 m2 divididos em 15 pavimentos, que possibilitarão o aumento da oferta de serviços, bem como uma ambiência humanizada e disponível a toda a comunidade.

Gestão De Qualidade


O Hospital Marieta cumpre com a Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013, que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), sendo que Segurança do Paciente significa a “redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde”.

A Comissão do Núcleo de Segurança do Paciente atua na identificação, monitoramento, análise, notificação e prevenção dos riscos relacionados à ocorrência de eventos adversos (incidentes que resultam em dano à saúde), garantindo uma assistência segura e de qualidade ao paciente.

O Serviço de Qualidade, juntamente com a Comissão, é responsável por analisar as ocorrências, realizar notificações de eventos adversos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e propor medidas para redução de sua ocorrência. São realizadas campanhas para conscientização dos profissionais de saúde e empoderamento dos pacientes e acompanhantes visando alcançar uma assistência humanizada e segura.

Os eventos adversos podem ser notificados por todos os profissionais da Instituição por meio do preenchimento de formulário, que está disponível no Sistema Tasy, no campo “Qualidade – Evento do Paciente”.

Núcleo de Segurança do Paciente


O Sistema de Qualidade do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen é um conjunto de programas que sistematiza o planejamento, a formulação estratégica e a operacionalização dos processos assistenciais e de apoio, necessários para garantir a excelência nos serviços prestados buscando a segurança, satisfação e excelência do atendimento aos nossos clientes.

A área de Gestão da Qualidade responsabiliza-se pelo monitoramento e bom funcionamento dos programas de educação continuada e segurança do paciente visando o aperfeiçoamento dos colaboradores e incentivando para uma cultura de qualidade e segurança.

O Hospital Marieta, junto à Gestão de Qualidade, vem buscando sua acreditação hospitalar: a ONA (Organização Nacional de Acreditação), um órgão de certificação de qualidade das organizações de saúde para a melhoria de seus processos, melhor acolhimento ao paciente e atendimento humanizado.”

MARIETA em números

Média mensal de alguns dos serviços prestados pelo hospital
700+
Cirurgias

5000+
Pronto Atendimento

4000+
Atendimentos UNACON

1700+
Atendimentos Ambulatoriais

9000+
Exames de Imagem

770+
Internações


Central de Atendimento

Portal da Transparência