Ambulatório de Especialidades

Ambulatório de Especialidades

O setor de Ambulatório do Hospital Marieta, localizado no novo prédio Complexo Madre Teresa, contém 17 consultórios médicos e abrange as seguintes especialidades: Anestesiologia, Cirurgia Vascular, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia clínica e pós-operatórios e clínicos de Oftalmologia.

Ortopedia e Cardiologia. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Av. Sete de Setembro, ao lado do Pronto Socorro do Hospital Marieta.

Todos os atendimentos externos são agendados via SISREG.

Mais informações: (47) 3249-9400, ramal 5000 ou 5005

Ambulatório de Transplante Renal

Doença Renal Crônica e o Transplante Renal

Estima-se que cerca de 850 milhões de pessoas no mundo possam ter doença renal crônica (DRC), sendo que esta doença causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade. No Brasil, a estimativa é de que mais de dez milhões de pessoas tenham a doença.

O Transplante Renal é uma possibilidade de tratamento para os pacientes que sofrem de doença renal crônica avançada. Neste procedimento, um rim saudável de uma pessoa (viva ou falecida) é doado a um paciente com esta doença. Por meio de uma cirurgia, o rim é implantado no paciente e passa a exercer as funções de filtração e eliminação de líquidos e toxinas. O transplante renal é considerado a mais completa alternativa de substituição da função renal.

O Transplante Renal no Hospital Marieta

O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen tem grande competência para a realização de cirurgias de Transplante Renal, ou seja, dispõe de um serviço praticamente completo para a realização deste procedimento. O Hospital tem o objetivo de oferecer ao paciente a possibilidade de inclusão na lista com mais celeridade, possibilitando, em muitos casos, o transplante a partir de três meses após a primeira avaliação.

O estado de Santa Catarina está com poucos pacientes aguardando pelo Transplante na lista, em relação à média nacional. São menos de 10% no estado, enquanto no país a média é de 17%. Em meio a estes dados, o Ambulatório de Transplante Renal, pré transplante, do Hospital Marieta está vago e com grande capacidade para atender à população de todo o estado, podendo contribuir na tentativa de zerar a fila dos pacientes que aguardam esta cirurgia.

O 1º Transplante Renal realizado no Hospital Marieta ocorreu em outubro de 2018, totalizando 56 transplantes realizados até o mês de setembro de 2020. Sendo que destes, 26 aconteceram somente neste ano!

Fluxo de atendimento do Ambulatório de Transplante Renal (consultas pré e pós-transplante)

1. RECEPÇÃO DO PACIENTE: O paciente chega na recepção do Ambulatório geral com a guia de autorização da consulta pré transplante no SisReg e será direcionado ao Ambulatório de Transplante Renal;

2. CONSULTA NO AMBULATÓRIO: No Ambulatório será aberto o boletim de atendimento e o mesmo será encaminhado para a consulta no consultório com a equipe da Nefrologia;

3. EXAMES PARA AVALIAÇÃO PRÉ TRANSPLANTE: Após a consulta, o paciente será encaminhado para a realização de exames na Instituição e liberado para casa;

4. AVALIAÇÃO DO RECEPTOR: Após os laudos estarem disponíveis, a equipe avalia e determina se o paciente está apto para ser submetido ao transplante e realiza a inscrição na lista do Sistema Nacional de Transplantes;

5. TRANSPLANTE RENAL: Quando houver compatibilidade do rim do doador, é feito o contato com o paciente para realizar o transplante no Hospital Marieta imediatamente.

Em caso de dúvidas ou para mais informações:

Telefone do Ambulatório de Transplante Renal: (47) 3249-9400, pelo ramal 2252 ou 2284

E-mail: transplante.renal@hospitalmarieta.org.br

Portal da Transparência