Agência Transfusional: Serviços oferecidos ao público externo

Transfusão Ambulatorial de Hemocomponentes

Para a Transfusão Ambulatorial, deve-se fazer agendamento prévio, realizar a coleta da amostra de 5 ml de sangue no dia anterior à data agendada do procedimento para exames pré-transfusionais e não é necessário estar em jejum. É preciso apresentar o pedido médico autorizado, documento de identidade e a Carteira do SUS – Sistema Único de Saúde ou outra Operadora de Saúde, quando conveniado.

A duração da infusão de cada bolsa de sangue é de aproximadamente 2 horas e de plaquetas e plasma fresco congelado, 30 minutos. É permitido apenas um acompanhante durante o procedimento e o paciente deve trazer medicamento de uso contínuo. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h.

Sangria Terapêutica Ambulatorial

A sangria é uma modalidade de tratamento médico que estabelece a retirada de sangue do paciente para o tratamento de doenças. É um processo similar à doação de sangue, com a diferença de que o sangue é desprezado após a coleta. Esta terapia é indicada mais frequentemente a pacientes com aumento de ferritina, hemocromatose e poliglobulia. O número e o intervalo entre os procedimentos variam de acordo com a doença de base, a condição clínica do paciente e a resposta ao tratamento. Atendemos particular, convênios e SUS.

A Sangria é feita por agendamento prévio, sem necessidade de jejum. Deve-se apresentar o pedido médico autorizado, documento de identidade e a Carteira do SUS ou outra Operadora de Saúde, quando conveniado.

A duração da retirada de sangue é de aproximadamente 15 a 20 minutos, sendo o paciente monitorado por 30 minutos, após o procedimento. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, às 15h, às 15h30 e às 17h para convênios e particulares e às 14h aos pacientes do SUS, através de agendamento pelo SisReg.

Os pacientes podem agendar a data e horário do procedimento por meio do telefone: (47) 3249-9400, ramal 3025.

Reserva cirúrgica de hemocomponentes

É necessário realizar a coleta da amostra de 5 ml de sangue em até três dias (72 horas) antes do procedimento cirúrgico para exames pré-transfusionais, sem a necessidade de jejum. Trazer carteira de identidade ou Habilitação (documento com foto) e apresentar a autorização ou guia de internação hospitalar (AIH/GIH). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h.

Doação de sangue

O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen não realiza captação das doações de sangue. Todo o sangue recebido é coletado diretamente no Hemosc – Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina. Mais informações sobre a doação de sangue podem ser através do site www.hemosc.org.br

Portal da Transparência