O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen realizou, ao longo da Semana da Enfermagem, uma programação especial voltada à valorização, capacitação e cuidado com os profissionais da área. A Semana é realizada em comemoração a duas datas importantes: dia 12 de maio – Dia Internacional da Enfermagem e Dia do Enfermeiro e dia 20 de maio – Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.
Nos dias 11 e 12 de maio, foram realizadas palestras com temas relevantes para a prática assistencial, promovendo reflexão, troca de experiências e fortalecimento profissional.
Entre os convidados, estiveram:
-Rodrigo Massaroli, doutor em Enfermagem; e Elisandra Alves Kuse, doutora em Gestão em Enfermagem, que abordaram a temática de liderança na enfermagem;
-Joberlene Paiva, técnica em enfermagem, trazendo reflexões sobre o papel do técnico na segurança do paciente;
-Rafaella Rebello, coordenadora do SENAC Itajaí, que falou sobre propósito e valorização da profissão;
-Josilene A. Martinelli, especialista em psicanálise, com abordagem sobre inteligência emocional;
-Karina Paschoal Paris, enfermeira especialista em experiência do paciente, abordando a cultura de segurança;
-Representantes do COREN, fiscais Alex e Francine, com a palestra sobre a importância da comissão de ética na instituição.
A abertura da programação contou com um momento especial, com apresentações de dança das alunas da Contrapasso Escola de Dança, proporcionando acolhimento e integração entre os participantes. Ao longo dos dias, também foram realizadas apresentações dos setores de enfermagem e dinâmicas interativas, fortalecendo o trabalho em equipe.
Além das palestras, nos dias 13 e 14 de maio, a programação seguiu com atividades voltadas ao bem-estar dos colaboradores, com foco no cuidado integral. Entre as ações realizadas, destacam-se:
-Aulão laboral com a equipe de Fisioterapia Vitale;
-Espaço de maquiagem com Mary Kay;
-Café especial exclusivo para a equipe de enfermagem.
Com o tema “Cuidar de quem cuida”, a iniciativa reforça o compromisso do hospital em valorizar seus profissionais, promovendo não apenas o desenvolvimento técnico, mas também momentos de cuidado, reconhecimento e integração.
A Semana da Enfermagem reafirma a importância desses profissionais, que atuam com dedicação, empatia e excelência, sendo essenciais para a qualidade da assistência prestada à comunidade.





















