Neste mês de novembro a campanha mundial Novembro Roxo é dedicada a tratar sobre as questões que envolvem os bebês nascidos antes das 37 semanas de gestação. O Dia Mundial da Prematuridade é lembrado em 17 de novembro, porém, durante todo o mês, profissionais do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, irão desenvolver atividades para esclarecer dúvidas sobre o tema.
O Hospital Marieta Konder Bornhausen, referência no atendimento neonatal em Itajaí, tem um papel essencial nesse cuidado especializado com os bebês prematuros. Uma equipe multidisciplinar é responsável pelo acolhimento das famílias.
Por mês, são em média 36 nascidos prematuros, o que representa 10% dos partos realizados.
“A taxa de prematuridade ainda é alta no mundo inteiro. A orientação para as gestantes é que inicie o pré-natal o quanto antes, para que todos os fatores de risco possam ser combatidos. Um pré-natal de qualidade diminui a prematuridade”, explicou a médica Mylene Lavado.
A UTI Neonatal conta com 10 leitos de UTI neonatal e 10 leitos de UCI neo (uidados intensivos e cuidados intermediários). Leitos dedicados ao suporte de prematuros, oferecendo um atendimento humanizado e especializado para bebês e suas famílias.
“ Ao longo dos anos não houve diminuição nos casos de bebês prematuros. O que houve foi a melhora na assistência às crianças. No mundo todo, há uma união de esforços para toda a equipe em oferecer condições que possibilitem a qualidade de vida aos recém-nascidos”, comentou o pediatra Roque Antônio Foresti.