O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, maior hospital público de Santa Catarina, inaugurou nesta quarta-feira, 02, os andares restantes do Complexo Madre Teresa, concluindo assim a entrega total da obra, que conta com 15 pavimentos. Serão abertos à comunidade os setores de UTI e UCI Neonatal, Banco de leite, Centro Obstétrico, Alojamento Conjunto e dois andares de internação geral.
O Hospital Marieta, inaugurado em 28 de janeiro de 1956, é administrado pela Rede Madre – Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada. O Complexo Madre Teresa é o novo prédio do Hospital, constituído por 15 (quinze) pavimentos, e 21.477,27m² de área construída, o qual teve sua abertura parcial iniciada em fevereiro de 2023. O Governo do Estado investiu R$134,6 milhões na construção do Complexo Madre Teresa.
Com a nova estrutura em funcionamento, o hospital passa a contar com 590 leitos ativos, reforçando sua posição como referência na região da Foz do Rio Itajaí. Atualmente, 93% dos atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando diretamente os municípios da Amfri: Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Penha, Balneário Piçarras, Ilhota, Luiz Alves, Porto Belo, Bombinhas, Itajaí e Navegantes.
Nos últimos dois anos, o Hospital Marieta tem ampliado seus serviços de forma constante. Em 2023, foram inauguradas a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Ambulatório de Especialidades, 20 leitos de UTI adulto, uma nova ala de internação com 41 leitos e o Centro de Diagnóstico por Imagem. Em 2024, a instituição já entregou o novo Serviço de Urgência e Emergência, 10 leitos de UTI adulto, 36 novos leitos de internação, 12 salas cirúrgicas e um andar dedicado ao Centro de Material e Esterilização (CME).
O Hospital Marieta se destaca como centro de referência para cirurgias de alta complexidade nas áreas de oncologia, cardiologia, neurologia, ortopedia e traumatologia, além de realizar transplantes de córnea e rim.
Hospital Marieta registra alta nos nascimentos em 2025
A Maternidade do Hospital Marieta Konder Bornhausen, referência para gestantes de baixo, médio e alto risco em Santa Catarina, inicia 2025 com um aumento no número de nascimentos. De janeiro a junho, foram registrados 2.213 partos — um crescimento de 17% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 1.889 nascimentos.
Os dados apontam maio como o período de maior nascimentos, com 409 partos, seguido de junho, com 394. Entre os bebês, prevaleceu o nascimento de meninas com: 1110 e 1103 meninos. O crescimento reforça a confiança da comunidade na qualidade do atendimento, no acolhimento e na estrutura que evoluem continuamente.
Agora, essa história entra em uma nova fase. Com um espaço mais moderno, amplo e acolhedor, a Maternidade oferece ainda mais conforto, segurança e proximidade para mães, bebês e famílias. O novo centro obstétrico, a UTI, UCI Neonatal e Banco de Leite totalmente reestruturados, além do alojamento no mesmo andar, garantem que mães permaneçam mais próximas de seus bebês que necessitam de cuidados especiais logo nos primeiros dias de vida — fortalecendo o vínculo que faz toda a diferença na recuperação.
Toda essa evolução valoriza e amplia um trabalho de décadas, que sempre fez do Hospital Marieta um local de chegada de milhares de histórias de vida. A expansão é a continuidade do compromisso de ser, cada vez mais, um Hospital Amigo da Criança, referência não apenas para Santa Catarina, mas para todo o Brasil.
“É um ganho enorme para toda a comunidade. Significa mais proximidade entre mães e bebês, espaço mais amplo de trabalho, e uma nova reformulada para este momento tão importante da vida das famílias, que é o nascimento ”, destaca a coordenadora da Maternidade, Larissa Alves.
Reconhecido pelo incentivo ao aleitamento materno e por práticas que colocam a família no centro do cuidado, o Hospital Marieta reforça, com a nova estrutura, seu compromisso de seguir acolhendo cada nova vida com respeito, humanidade e excelência.