A Maternidade do Hospital Marieta Konder Bornhausen alcançou um marco histórico em agosto: 414 nascimentos realizados, o maior número já registrado em um único mês desde 2016, ano em que foi implantado o sistema informatizado da instituição.
Entre os recém-nascidos de 2025, 52% são meninos (1535) e 48% meninas (1485), sendo que 75% dos partos foram normais e 80% das gestações eram consideradas de alto risco.
O mês também foi marcado por partos raros: em um intervalo de apenas 48 horas, duas gestações gemelares e dois bebês nasceram empelicados, quando o recém-nascido vem ao mundo ainda dentro da bolsa amniótica.
Referência em gestação de baixo, médio e alto risco em Santa Catarina, o Hospital Marieta vem registrando crescimento expressivo no número de partos. De janeiro a setembro de 2025, foram 3.020 nascimentos, superando o mesmo período de 2024, quando ocorreram 2.978 partos.
Com 93% dos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen é reconhecido como o maior hospital de Santa Catarina.
Em 2025, a maternidade ganhou um novo centro obstétrico, além de UTI e UCI Neonatal e Banco de Leite totalmente reestruturados. “Cada nascimento é a chegada de uma nova vida, e também o resultado de uma rede de cuidado e dedicação. Este recorde reflete o compromisso de toda a equipe com a excelência e a humanização do atendimento”, destaca a enfermeira coordenadora da maternidade, Larissa Alves.
Desde 2003, o Hospital recebe o Selo de “ Amigo da Criança, concedido pelo
Ministério da Saúde, reforçando seu compromisso com a promoção do aleitamento materno e o cuidado humanizado à mulher e ao recém-nascido.
O atendimento às gestantes também acontece através dos cursos oferecidos mensalmente aos futuros papais. Os encontros são realizados na última quinta-feira do mês. As inscrições são feitas no site do hospital: hospitalmarieta.org.br




