O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen celebra a renovação do título Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde. Com a renovação do título, a unidade reforça seu compromisso com a promoção do aleitamento materno e o cuidado humanizado à mulher e ao recém-nascido.
Desde 2003, o Hospital recebe o selo de qualidade criado em 1991 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
O Hospital Marieta passou neste ano pela avaliação trienal promovida pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Ministério da Saúde, garantindo novamente o reconhecimento. Para manter o selo, a unidade cumpre rigorosamente os 10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, entre eles: promover a amamentação na primeira hora de vida, garantir o alojamento conjunto, evitar o uso de bicos e mamadeiras, permitir o livre acesso dos pais ao recém-nascido internado e assegurar práticas humanizadas no pré-parto, parto e pós-parto.
“Os bebês que nascem em um Hospital Amigo da Criança têm toda a assistência necessária para evitar, logo após o parto, aspiração das vias aéreas, uso de oxigênio inalatório e da incubadora. A humanização, ainda passa, pelo contato mãe e bebê nos primeiros minutos de vida, amamentação na sala de parto e a estadia no mesmo quarto”, destaca Silvana Coratto, gerente de enfermagem do Hospital Marieta Konder Bornhausen.
No Brasil, cerca de 300 hospitais possuem essa certificação, sendo apenas 18 em Santa Catarina.