Nesta sexta-feira, (6), é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, um exame rápido, gratuito e obrigatório realizado nos primeiros dias de vida do bebê, que pode identificar doenças graves ainda antes do surgimento de sintomas. Em Itajaí, o Hospital Marieta Konder Bornhausen realiza a coleta do exame seguindo critérios técnicos e protocolos rígidos, com apoio da rede municipal de saúde e em parceria com a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE).
A coleta do Teste do Pezinho é feita entre o 3º e o 5º dia de vida do recém-nascido, conforme explica Larissa Letícia Alves Lopes, enfermeira pediátrica, neonatologista e obstetra – coordenadora da Materno Infantil do Hospital Marieta. Em casos especiais, como bebês prematuros com menos de 37 semanas ou que precisem de transfusão de sangue antes desse período, a equipe realiza uma coleta antecipada e uma nova amostra após 3 dias da transfusão ou entre o 20º e o 30º dia de vida, garantindo maior precisão nos resultados.
Atualmente, o Teste do Pezinho detecta as seguintes doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, Hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e toxoplasmose congênita.
Segundo a coordenadora, “o Teste do Pezinho é de suma importância para detectar doenças silenciosas que, se diagnosticadas e tratadas precocemente, podem evitar comprometimentos graves no desenvolvimento da criança, tanto físico quanto mental”.
Quando há alguma alteração detectada no exame, a FEPE entra em contato com a equipe médica do hospital por e-mail e telefone, orientando sobre o protocolo específico para a condição identificada. “Nossos profissionais fazem o contato direto com os médicos especialistas de cada doença triada no teste, garantindo a continuidade do cuidado com o recém-nascido”, explica a coordenadora.
O exame é realizado a partir de uma gota de sangue coletada do calcanhar do bebê e enviado à FEPE com o apoio da rede municipal de saúde, que fornece e recebe os cartões de coleta. O objetivo é o diagnóstico precoce de doenças que, se tratadas a tempo, garantem melhor qualidade de vida e prevenção de sequelas.
A triagem neonatal é uma das estratégias mais eficazes para reduzir a mortalidade infantil e garantir um crescimento saudável aos recém-nascidos, sendo um dos principais pilares da atenção básica à saúde do bebê no Brasil