Residência Médica - Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen

Sobre o Programa

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização que foi instituída no Brasil, através do Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977.

Realizada em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, o Programa de Residência Médica confere ao médico residente o título de especialista após o cumprimento integral dentro de uma determinada especialidade. A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica(CNRM).

O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen deu início ao programa de Residência Médica no ano de 2004 com as especialidades de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Anestesiologia (reconhecida pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia-SBA). Em 2007, iniciou-se o programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia (reconhecido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia-SBOT).

No ano de 2013, a vistoria do MEC aprovou a ampliação do número de vagas nos programas de, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ortopedia e Anestesiologia, além da implantação e início do primeiro programa de subespecialidade em Neonatologia.

O concurso para o ingresso no programa de residência médica no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, é realizado em parceria com a ACM/AMRIGS, desde o ano de 2015.

Supervisores de cada especialidade:

Coordenador da COREME: Dr. Thiago Sonálio Overrath Tomaz

Anestesiologia: Dr. Daniel Duarte Nora

Clínica Médica: Dr. Thiago Sonálio Overrath Tomaz

Cirurgia Cardiovascular: Dr. Sandro Valério Fadel

Cirurgia Geral: Dra. Carolina Barbi Linhares

Ginecologia e Obstetrícia: Dra. Mylene Martins Lavado

Medicina Intensivista: Dra. Juliano Folletto

Neonatologia: Dr. Roque Antônio Foresti

Ortopedia e Traumatologia: Dr. Neuzimar Franscisco Zimmermann.

O Hospital Marieta possui atualmente um número com mais de 42 médicos residentes, distribuídos nas especialidades do programa. São oito programas de Residência Médica realizados no Hospital Marieta. Os programas contam com os seguintes números de vagas anualmente:

Anestesiologia: 05 vagas

Cirurgia Cardiovascular: 01 vaga

Clínica Médica: 07 vagas

Cirurgia Geral: 04 vagas

Ginecologia e Obstetrícia: 04 vagas

Medicina Intensiva: 02 vagas

Neonatologia: 02 vagas

Ortopedia e Traumatologia: 04 vagas

 
 

A Comissão de Residência Médica do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen torna público o resultado do Processo Seletivo de Ginecologia e Obstetrícia, Edital Nº01 PRM/ 2024.

Para dúvidas, ou mais informações, entre em contato com a COREME — Comissão de Residência Médica no endereço eletrônico a seguir: coreme@hospitalmarieta.org.br, ou ligue no telefone 3249-9400, ou Ramal 3102.

Clique nos botões abaixo para visualização.
Portal da Transparência