Residência Médica Hospital Marieta Konder Bornhauser
Sobre o Programa
A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização que foi instituída no Brasil, através do Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977.
Realizada em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, o Programa de Residência Médica confere ao médico residente o título de especialista após o cumprimento integral dentro de uma determinada especialidade. A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica(CNRM).
O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen deu início ao programa de Residência Médica no ano de 2004 com as especialidades de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Anestesiologia (reconhecida pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia-SBA). Em 2007, iniciou-se o programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia (reconhecido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia-SBOT).
No ano de 2013, a vistoria do MEC aprovou a ampliação do número de vagas nos programas de, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ortopedia e Anestesiologia, além da implantação e início do primeiro programa de subespecialidade em Neonatologia.
O concurso para o ingresso no programa de residência médica no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, é realizado em parceria com a ACM/AMRIGS, desde o ano de 2015.
Supervisores de cada especialidade:
Coordenador da COREME: Dr. Thiago Sonálio Overrath Tomaz
Anestesiologia: Dr. Daniel Duarte Nora
Clínica Médica: Dr. Thiago Sonálio Overrath Tomaz
Cirurgia Cardiovascular: Dr. Sandro Valério Fadel
Ginecologia e Obstetrícia: Dra. Mylene Martins Lavado
Medicina Intensivista: Dra. Juliano Folletto
Neonatologia: Dr. Roque Antônio Foresti
Ortopedia e Traumatologia: Dr. Felipe Marquese Zamboni.
O Hospital Marieta possui atualmente um número de 42 médicos residentes, distribuídos nas especialidades do programa. São cinco programas de Residência Médica realizados no Hospital Marieta. Os programas contam com os seguintes números de vagas anualmente:
Anestesiologia: 05 vagas
Cirurgia Cardiovascular: 01 vaga
Clínica Médica: 07 vagas
Ginecologia e Obstetrícia: 02 vagas
Medicina Intensiva: 02 vagas
Neonatologia: 02 vagas
Ortopedia e Traumatologia: 04 vagas

Clínica Médica
Instaurada no ano de 2004 no Hospital Marieta, a Residência visa compreender os três níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário), nos setores: ambulatorial, enfermaria geral, unidades de emergência e de cuidados intensivos, aprofundando nos conceitos de prevenção de agravos, manutenção e reabilitação da saúde. O programa possui dois anos de duração, habilitando o manuseio e análise crítica de casos medicamentosos ou não, além de aprimorar os conhecimentos quanto aos procedimentos invasivos da competência do Clínico Geral.

Cirurgia Cardiovascular
Sendo a mais nova residência trazida pelo Hospital Marieta, o programa instaurado no ano de 2019, atua desde o ambiente ambulatorial, com avaliação de exames complementares, unidade de terapia intensiva, cirurgia cardíaca e avaliação perioperatória. Contamos ainda com um Centro Cirúrgico especialmente ligado aos procedimentos da área, situado no terceiro andar do Hospital e uma UTI para seus pacientes. Esse modelo de educação teórico-prático é aplicado nas atividades assistenciais, de ensino e pesquisa rotineiramente em cada período, constituindo quatro anos de residência.

Ortopedia E Traumatologia
Reconhecido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), este programa de Residência foi implementado no Hospital Marieta em 2007.
A especialidade é considerada clínica-cirúrgica, sendo encontrada no pronto-socorro, ambulatório, consultório e centro-cirúrgico. Possui a duração de três anos, capacitando o residente para procedimentos de alta complexidade e especificidades.

Anestesiologia
A alta complexidade da assistência neonatal exige a formação de profissionais cada vez mais especializados. Sendo uma subespecialidade da Pediatria, o residente da área presta assistência médica ao nascido vivo desde o nascimento até no mínimo 28 dias de vida, em vários níveis de complexidade, que incluem o atendimento em sala de parto, alojamento conjunto, unidade de cuidados intermediários e intensivos, transporte intra/extra-hospitalar e acompanhamento ambulatorial de neonatos de risco. No hospital Marieta, possuímos o Centro de Neonatologia “Menino de Deus”, sendo referência em todo o Vale de Itajaí.

Neonatologia
Reconhecida pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), as atividades desta especialidade compreendem procedimentos relacionados aos avanços das técnicas cirúrgicas, diagnósticas e terapêuticas. As habilidades desenvolvidas nos três anos de residência capacitam o discente para a realização dos múltiplos procedimentos, como o manejo perioperatório e discussões em sala cirúrgica. Para as atividades práticas, os residentes dispõem do contato com todas as especialidades, além de terapia intensiva e controle da dor.
O Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada – IPMMI torna público a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à realização de Processo Seletivo para Médico(a) Residente junto ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen para o ano de 2023, observadas as disposições estabelecidas nos diplomas legais vigentes, bem como, nas regras e condições contidas neste Edital.
Para dúvidas, ou mais informações, entre em contato com a COREME – Comissão de Residência Médica no endereço eletrônico à seguir: coreme@hospitalmarieta.org.br, ou ligue no telefone 3249-9400, ou Ramal 3102.
Edital Nº 01 PRM/2023: Processo Seletivo para Médico Residente.
Edital Nº 02 PRM/2022: Edital para interessados na especialidade de Cirurgia Geral.
Edital Nº 03 PRM/2023: Edital para interessados na especialidade de Neonatologia.
Clique no link abaixo para visualização.